A Catedral Metropolitana de Belém ou Catedral da Sé

Conhecida como Catedral da Sé, foi criada como Cathedral de Santa Maria de Bellem do Grão Pará, em 1713, onde Belém nasceu. Em 1723, Dom João V (1689 - 1750), Rei de Portugal, ordenou a construção da Catedral doando uma quantia em dinheiro, pedindo que se construísse uma bela igreja nestas terras. Continue lendo.

Carlos Siqueira

4/26/20251 min read

Criada como Cathedral de Santa Maria de Bellem do Grão Pará, em 1713, em homenagem ao dia de Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade de Belém, no mesmo local onde foi fundada em 1616.

Em 1723, Dom João V (1689 - 1750), Rei de Portugal, ordenou a construção da Catedral doando uma quantia em dinheiro, pedindo que se construísse uma bela igreja nestas terras.

A atual Catedral teve sua construção iniciada em 1748, quando teve a deposição da sua primeira pedra, porém, somente em 1749 teve início a sua construção de fato, interrompida algumas vezes, e ganhou a contribuição do arquiteto Antônio José Landi, um italiano responsável por várias obras no Pará.

Em 01 de fevereiro de 1774 foi feita a benção da Capela Mor da Catedral, com isso se deu também o termino da obra.

É dela que, todo segundo domingo de outubro, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sai em direção à Basílica Santuário, na festa conhecida em todo o país como o Círio de Nazaré, que reúne dois milhões de fiéis.

De estilo barroco colonial e neoclássico, ela conta com pinturas do italiano Domenico de Angelis, emoldurando os altares.

Para saber mais

http://www.belem.pa.gov.br/ver-belem/detalhe.php?p=4&i=1

https://www.catedraldebelem.com.br/