A COP 30 será em Belém más é do Brasil e do Mundo!

Esta conferência climática é diferente das anteriores, será protagonizada pelos povos da Amazônia, vem ao encontro dos povos originários, dos índios e negros quilombolas, dos ribeirinhos e moradores da Hileia Amazônica, que sentem as mudanças do clima aonde vivem e produzem. A COP 30 vem para ouvir e compartilhar soluções. Continue lendo.

Carlos Siqueira

6/3/20251 min read

A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, água doce em abundância, fauna e flora diversificada, riquezas minerais apreciáveis, tudo ameaçado pela exploração insustentável dos seus recursos naturais pelas gerações atuais que impactam negativamente para as gerações futuras.

A atividade industrial, agricultura e a criação animal demandam um consumo enormíssimo de água, más é o solo e a floresta que regulam a circulação deste recurso natural por meio das chuvas por meio da evapotranspiração, que deve estar com seu regime normal e na temperatura certa para produzir a humidade no local e a chuva para outras regiões mais distante onde há atividade produtiva.

Em Belém, no Pará, a cidade escolhida para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, será uma plataforma única para debater com os povos da Amazônia, as soluções para a mudança do clima com os pés fincados nestas terras na busca por consensos nas metas globais para a redução da emissão de gases que promovem o aquecimento do planeta Terra.

Para saber mais

https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30-amazonia