A Culinária Popular e Regional da Terra do Açaí, Belém do Pará
A base da alimentação típica da região de Belém está no peixe e na mariscada dos rios e do mar, misturada com ingredientes e temperos dos povos ancestrais. Da mandioca se extrai os insumos para várias receitas, legado dos índios da Amazônia, consumidos com ou sem o Açaí, fruto paraense abundante na cidade. Continue lendo.
Carlos Siqueira
5/24/20253 min read


A comida de Belém, a primeira grande cidade do mundo amazônico, é apimentada e bem temperada, preserva o que os índios Tupinambás comiam antes da descoberta dessas terras pelos portugueses, misturada com o toque da cozinha destes colonizadores e com a culinária do povo negro africano, que recriou a sua comida e os quitutes com ingredientes daqui. O resultado é uma mistura original e saborosa.
Da mandioca se extra a farinha, fina ou grossa, acompanhamento indispensável do peixe e do açaí, bem como da folha dessa raiz se prepara a maniçoba, prato forte e saboroso com temperos e proteína animal como a carne suína, que lembra a feijoada, porém com a folha da mandioca moída e cozida no lugar do feijão.
Outro ingrediente da mandioca é o caldo tucupi e a goma, que junto com temperos, a erva jambu e o camarão, formam o tacacá, enquanto que a goma seca e ralada, tostada na chapa, prepara a tapioca, que pode se comida com coco e o seu leite, ou recheada com o que se escolher e tiver como queijo, melhor se for de Búfala do Marajó, ovo, geleia ou doce de frutas, ou na manteiga.
No caldo do tucupí pode ser cozido o pato, frango e o peixe, ou preparar o arroz paraense. A caldeirada de peixe com seu rico caldo de ingredientes regionais, junta os sabores do mundo amazônico num único prato, e revaliza com a moqueca capixaba. Dos quitutes típicos temos o bolo de macaxeira, o sanduiche cachorro quente de carne moída com salada vinagrete, e a unha de caranguejo (como recheio no bolinho de trigo frito). Da farinha de tapioca, feita da goma ralada e flocada, temos um bom acompanhamento para o açaí, além de ser ingrediente para mingau e sorvete, da Castanha do Pará se prepara doces, biscoitos e bolos. As frutas típicas como o Açaí, Manga, Bacurí, Cupuaçú, Taperebá, Murucí, Cacau, dentre outros, come-se ao natural ou como ingrediente nos sorvetes, sucos e produtos da confeitaria e padaria local. A pupunha cozida tem destaque na alimentação, juntamente com o Cacau paraense no preparo do chocolate regional sem igual pela sua originalidade. Aqui tomamos guaraná quando não tem Coca Cola.
Todos os ingredientes e produtos para preparo, ou para consumir prontos, podem ser encontrados no mercado e na feira do Ver o Peso ou nos restaurantes e bares da cidade.
Para saber mais: http://www.belem.pa.gov.br/gastronomiacriativa/?page_id=7








carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião