A Igreja e Colégio do Carmo de Belém do Pará
Os Carmelitas Descalços foram a primeira ordem religiosa estabelecida em Belém e na região norte do Brasil, no ano de 1626. Tudo começou de forma muito modesta pra catequisar o então povoado em um sítio doado na primeira rua da cidade, que existe até hoje. Outrossim, igreja desta ordem religiosa foi a primeira fundada em Belém e na Amazônia, continue lendo.
Carlos Siqueira
4/24/20252 min read


O atual templo da Igreja do Carmo foi construído no decorrer do século XVIII, por volta de 1766, quando os Carmelitas demoliram sua segunda edificação e deste, foi preservado o altar mor e incluso na nova igreja. Esta construção acompanhou o projeto do arquiteto italiano Antônio Landi (1713-1791), o qual conservou tanto as obras de arte ali encontradas quanto os retábulos da capela do altar-mor e o altar de prata com incrustação de pedras semipreciosas, porém sendo dele as novas molduras e fachada desta obra, dedicada à Nossa Senhora do Carmo, em alvenaria de pedra.
A edificação apresenta o estilo neoclássico no corpo e na fachada, sendo admirado nele o estilo barroco italiano no interior do templo. Nas obras referentes à atual Igreja, Na fachada, com a ajuda dos fiéis, foi encomendada toda cantaria em pedras de liós talhadas, vindas em caixotes de Portugal. Para a execução desse empreendimento, tiveram os Carmelitas a ajuda do povo da cidade.
A inauguração aconteceu em 23 de julho de 1777, de forma inacabada, pois não havia sido concluído á tempo os altares laterais e a Capela da Ordem terceira, terminados apenas em 1784. Os púlpitos, entalhados em madeira, são de estilo rococó (barroco rococó), que lembram a anatomia dos púlpitos de Aleijadinho.
As pinturas dos altares laterais remontam as reformas efetuadas pelos salesianos em pleno século XX. O amplo átrio da Igreja contém um oratório de Nossa Senhora de Lourdes, obra dos irmãos Maristas, não tendo nenhuma relação com a obra dos Carmelitas Calçados. Algumas imagens que atualmente ornamentam a Igreja do Carmo remontam a época dos Carmelitas, podendo-se destacar as de Nossa Senhora do Carmo e os bustos dos santos carmelitas, a do Crucificado, no primeiro altar-lateral, a de Sant' Ana e a de Santa Madalena de Pazzi, essas imagens são entalhadas de madeira e receberam um fino revestimento de gesso.


Detalhes do interior da construção do templo e do entorno












O templo histórico e secular está localizada na praça do Carmo, bairro da Cidade Velha em Belém, no final da rua Siqueira Mendes, a primeira via da cidade, que tem início na praça do Forte do Castelo, onde a cidade foi fundada em 1616.
Para saber mais
http://www.carmobelem.org.br/conteudo_fixo/detalhe/39/nossa-historia. Acesso em: jul. 2015.
carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião