A Origem do Nome Pará a Esta Unidade Federativa do Brasil
O Estado do Pará, cuja capital é Belém, forma uma das 27 unidades federativas do Brasil e seu nome está vinculado às características hidrográficas que formam a bacia amazônica, a maior do mundo. Continue lendo.
Carlos Siqueira
4/27/20251 min read


A origem do nome Pará vem do termo Pa'ra, que significa rio-mar na língua indígena tupi-guarani, (https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1)
Ao chegarem à região, os portugueses deram primeiramente o nome à terra de Feliz Luzitânia, que foi depois substituído pelo de Grão-Pará (grande rio), para finalmente, se tornar apenas Pará.
O Amazonas é principal rio do Estado com águas barrentas, devido ao fenômeno natural das terras caídas nas suas margens. Assim, este rio é a grande e principal via hidroviária regional. Entre seus principais afluentes no Estado do Pará, destacam-se os rios Tapajós, Xingu e Tocantins, na margem direita; e os rios Trombetas, Maicuru, Paru e Jari, na margem esquerda. Próximo à foz do Amazonas com o oceano Atlântico, encontra se o rio Pará, onde está a cidade de Belém, e nos limites com o Estado do Maranhão corre o rio Gurupi.
Deste modo, Belém está cercada por águas, é quase um ilha, porém a sua área continental forma uma península com 39 ilhas ao redor dela, apropriadamente a capital do estado deve ser chamada de Belém do Pará.
De norte a sul, Belém tem muitas opções de lugares para observação dos rios. Os melhores ficam nas praianas da ilha de Mosqueiro, nas vizinhanças da cidade com acesso por ponte.
As fotos abaixo não escondem o fato de que o Pará faz jus ao seu nome.













carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião