A Reforma da Feira do Ver-o-Peso de Belém

A Prefeitura realiza desde 2023, uma ampla reforma do secular complexo do Ver-o-Peso, a fim de preparar o local para receber os visitantes durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025, bem como deixa um legado para os consumidores e permissionários que trabalham na maior feira livre do Brasil. As imagens são creditadas à Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Belém e Juliane Castro – Ascom/Seurb, continue lendo.

Carlos Siqueira

6/8/20251 min read

A reforma do mercado contempla todas as dependências do lugar mais icônico de Belém: estacionamento, a feira principal, mercados de carne e do peixe, as docas do mercado de peixe, a feira do Açaí, e a rua da ladeira do forte, com novo esgotamento sanitário, novos sistemas elétrico, hidráulico e de drenagem.

A feira principal é dividida por setores, e cada setor está dividido por box apropriados de acordo com o tipo de produto manipulado e vendidos. Assim, artesanatos, plantas e ervas, animais, frutas e hortaliças, sementes e amêndoas, os produtos derivados da mandioca, Açaí, lanches e refeições, polpa de frutas, camarões e peixes salgados, alimentos salgados e em conservas, cereais, brinquedos, utilidades, roupas, refeições, além de outros itens e produtos, possuem seu próprio espaço.

Alguns setores já foram entregues aos permissionários, conforme as imagens que foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo, sendo que o projeto manteve as lonas tensionadas para cobrir os boxes.