Belém Ganha Praça Cultural Flutuante para a COP 30

Os criadores empregam desenho inovador e soluções tecnológicas no projeto da praça, a fim de que possa ser segura e adaptável à qualquer mudança na distribuição do peso em toda estrutura, bem como tenha estabilidade ás mudanças de maré e no movimento das águas. Fotos: Carlo Ratti Associati, continue lendo.

Carlos Siqueira

6/9/20251 min read

Imagem: Carlo Ratti Associati - divulgação

Batizada de Acquapraça, a estrutura foi concebido pelos escritórios Carlo Ratti Associati e Höweler + Yoon, terá 400 m², e toma como referência o icônico Teatro del Mondo (1979), de Aldo Rossi. Descrita como uma "praça cultural", ela pode abrigar mais de 150 pessoas em eventos como exposições, workshops e simpósios.

Para ter estabilidade, o projeto inova ao utilizar tecnologias responsivas e o princípio de Arquimedes para se adaptar à elevação do nível da água, e a diferentes necessidades de uso, explorando novas relações entre arquitetura, tecnologia e o meio aquático, permitindo a entrada da água na estrutura.

André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, destacou a inovação do fórum flutuante, que se alinha à visão da conferência climática. Ele ressaltou que trazer a estrutura para o Brasil cria uma presença simbólica poderosa no evento, reforçando o compromisso do país com a sustentabilidade e servindo como um legado permanente e um lembrete contínuo dessa importância.

A Acquapraça está sendo construída da Itália. Depois de finalizada, a inovadora estrutura será apresentada ao mundo primeiro na 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza, no dia 4 de setembro, antes de cruzar o oceano rumo à capital paraense.

Fonte

https://portalcultura.com.br/pt-br/aquapraca-belem-vai-ganhar-praca-flutuante-para-cop-30

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/pa/cop30-tera-praca-flutuante-e-projeto-sera-apresentado-na-italia/