Como a hospedagem para a COP 30 está sendo preparada em Belém?

Virá para a conferencia do clima chefes de Estado, delegações internacionais, jornalistas e representantes da sociedade civil de 190 países, durante as duas semanas de realização do evento global. Ofertar hospedagem para mais de 50 mil visitantes é o maios desafio para o Governo Federal e do Estado do Pará Continue lendo.

Carlos Siqueira

5/22/20252 min read

Para atender à COP 30 em novembro de 2025, os governos, juntamente com a iniciativa privada, estão ampliando a oferta de leitos em Belém. As soluções incluem:

  • Navios de cruzeiro (contratados pelo governo federal).

  • Reforma de 17 escolas pelo governo paraense, para uso como hostels.

  • Aluguel de temporada em parcerias com plataformas de hospedagem.

  • Construção de tendas climatizadas, alojamentos em vilas militares, espaços indígenas e construções modulares na vila COP 30 (futuro centro administrativo).

  • 8 Novos hotéis de acordo com a associação do setor.

  • Vila Líderes com 500 suítes de luxo para chefes de estado e de governo.

Além disso, o governo estadual incentiva a modernização da rede hoteleira, com isenção de ICMS em compras de equipamentos e mobiliário, e linhas de crédito via BNDES e FUNGETUR para toda a cadeia do turismo.

A rede hoteleira da capital também está sendo expandida com a construção de três novos empreendimentos de alto padrão por grupos internacionais.

Uma plataforma oficial de hospedagem para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), da empresa Bnetwork, foi contratada pelo Governo Federal. O aplicativo irá reunir em um único ambiente digital, as vagas disponíveis em hotéis, imóveis particulares e reservas de navios cruzeiros. Assim, os participantes poderão consultar opções, comparar preços e localizações, além de fazer reservas de forma prática e segura.

Para evitar possíveis anúncios de preços abusivos pelos hotéis para a COP 30, o Governo Federal está negociando um acordo com a rede hoteleira, por meio da assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) preventivo para garantir "equilíbrio nos preços de hospedagem, a fim de estabelecer um compromisso formal entre o setor público e os empreendimentos de hospedagem, e definir as regras para garantir transparência e a previsibilidade na política de preços durante o evento.

O Governo Federal firmou um contrato com a Embratur para garantir leitos de hospedagem em navios de cruzeiro para a Conferência do Clima. As companhias marítimas MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros manifestaram interesse em oferecer os leitos e ampliar as opções de hospedagem.

A contratação da Embratur garante a oferta de leitos nos navios à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a reserva de leitos para países em desenvolvimento. O terminal portuário da ilha do Outeiro, distrito de Belém, passa por obras para ampliar a capacidade técnica e logística para receber navios transatlânticos com mais de 300 metros de comprimento. Segundo o Governo Federal, os navios de cruzeiro que devem atracar no local oferecerão entre 4 mil e 5 mil leitos.

Além dessas ações, o Governo do Pará, em parceria com a Booking e a Airbnb, estão cadastrando imóveis que serão aludos por temporada nas plataformas digitais. O objetivo é aumentar a quantidade de hospedagem na cidade de Belém, para a COP 30.

Para saber mais:

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/05/20/brasil-anuncia-plataforma-oficial-de-hospedagem-para-cop-30-em-belem.ghtml

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/04/24/cop-30-em-belem-embratur-sera-reponsavel-pela-hospedagem-em-navios-diz-governo-federal.ghtml