COP 30: A Cidade Sede Belém e os Desafios para Realizar Este Evento Global.

Depois da escolha de Belém para realizar o evento que discutirá as soluções para resolver a crise climática, os preparativos seguem sendo executados, para que a cidade fique pronta dentro do cronograma de obras, a fim de que possa receber os representantes dos países signatários desta conferência.

4/28/20252 min read

Belém, a metrópole da Amazônia, foi anunciada no dia 11 de dezembro de 2023, pelas Nações Unidas, como a cidade escolhida para ser sede da COP30 no ano de 2025. Esta decisão decorreu da candidatura do Brasil e da vontade de todos em levar a conferência para o bioma amazônico, com o proposito de conhecer e vivenciar a realidade dos problemas sociais, econômicos e ambientais da população da região.

A candidatura do Brasil foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o governador Helder Barbalho, durante a COP27 em Sharm-el-Sheikh, e posteriormente endossada pelo Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em maio de 2023.

Assim, em 11 de dezembro de 2023, a cidade de Belém, no Pará, foi oficialmente confirmada como sede da COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) durante a COP28, realizada em Dubai, com data para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, segundo o anúncio da ONU em 18 de maio de 2023, sendo que a Cúpula da COP30 será antecipada e ocorrerá em Belém nos dias 6 e 7 de novembro de 2025.

Com a antecipação da cúpula da COP30, o governo brasileiro busca melhor organização e reflexão sobre mudança do clima, fortalecendo o Acordo de Paris e a cooperação internacional. A Cúpula faz parte das atividades oficiais da Conferência.

O encontro em Belém acontecerá dez anos depois do Acordo de Paris. Nele o Brasil tem o desafio de mobilizar compromissos conjuntos e ações concretas à altura da urgência imposta pela crise climática, tais como o financiamento climático para mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adaptação dos países às consequências da crise climática e para reparação de perdas e danos, bem como a transição energética e justa para a eliminação dos combustíveis fósseis, e o combate ao desmatamento e à degradação de vegetação nativa.

Uma parceria fechada entre o Governo Federal, do Estado do Pará, e o Governo do Município de Belém, está executando recursos com o propósito de preparar dezenas de obras estruturantes para que a cidade possa receber os visitantes com todo apoio logístico especial, assim como deixar um legado para a população.

Belém é hoje um grande canteiro de obras urbanísticas, turísticas, de mobilidade e de saneamento, em um perímetro denominado de polígono da COP 30. Haverá hospedagem para cada tipo de público, com soluções especiais de alojamento, alimentação, segurança, atendimento e de transporte para atender a demanda do público, dos participantes, das delegações e comitivas esperados nos dias de pico do evento.