Haverá falta de hospedagem para COP 30 em Belém?
A imprensa brasileira repercutiu a preocupação das delegações de países, dos negociadores internacionais, e representantes da sociedade civil, expressadas na quinta feira do dia 19 de junho, ao governo brasileiro, a respeito da falta de acomodações e dos preços exorbitantes cobrados pelos hotéis em Belém, na 62ª reunião dos Órgãos Subsidiários da ONU (SB62), em Bonn, Alemanha, durante um briefing logístico sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em novembro na capital paraense, continue lendo.
Carlos Siqueira
6/21/20253 min read


A imprensa brasileira repercutiu a preocupação das delegações de países, dos negociadores internacionais, e representantes da sociedade civil, expressadas na quinta feira do dia 19 de junho, ao governo brasileiro, a respeito da falta de acomodações e os preços exorbitantes cobrados pelos hotéis em Belém, na 62ª reunião dos Órgãos Subsidiários da ONU (SB62), em Bonn, na Alemanha, durante um briefing logístico sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em novembro na capital paraense.
Neste sentido, todas as soluções acerca da logística, hospedagem, alimentação, saúde, organização, segurança e da disponibilidade do transporte aéreo, foram prestadas em detalhes naquele evento na Alemanha pela coordenação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), seja pelo embaixador André Corrêa do Lago, seja pelo presidente da COP 30, e o secretário para o tema pela Casa Civil da Presidência da República (SECOP), Valter Correia.
De acordo com as explicações apresentadas, não faltará hospedagem adequada para os respectivos participantes, e os preços estarão em conformidade aos praticados nos grandes eventos internacionais, levando em consideração as experiências adotadas na ECO 92 no Rio de Janeiro e Copa do Mundo de 2014. Assim, de acordo com a apresentação da organização da COP 30, estão sendo tomadas as seguintes providências:
Acomodação
Serão mais de 29 mil quartos e 55 mil leitos disponíveis.
A maior parte das opções será composta por aluguéis de curto prazo, que somam cerca de 16,5 mil quartos e 25 mil leitos.
Duas embarcações de cruzeiro estarão disponíveis para reservas até o final de junho, totalizando 3.882 cabines e cerca de 6 mil leitos.
A Plataforma Oficial de Acomodação tem lançamento previsto para o final deste mês e abrirá com cerca de seis mil leitos disponíveis no primeiro lote, os quais serão disponibilizados semanalmente.
Catering
O Brasil garantirá uma alimentação saudável, inclusiva e culturalmente diversa, com cardápios que respeitem diferentes dietas e tradições alimentares, a exemplo de COPs anteriores.
Alimentos, bebidas e água estarão disponíveis de forma contínua em locais acessíveis.
30% dos alimentos serão provenientes da agricultura familiar e da agroecologia,
A prioridade será por alimentos locais com baixa emissão de carbono.
Escritórios e pavilhões
Foram abertas no dia 18 de junho - e seguem até o dia 2 de julho -, as manifestações de Interesse direcionadas exclusivamente a entidades reconhecidas pela UNFCCC.
Serão três pacotes de pavilhões estruturados com uma abordagem modular, com características alinhadas às edições anteriores da Conferência.
Os pacotes variam de acordo com o tamanho e o tipo de materiais utilizados.
Os interessados receberão suporte técnico e logístico dedicado durante todas as etapas.
Saúde
Os participantes terão acesso gratuito ao Sistema Único de Saúde (SUS) em situações de urgência e emergência.
O Ministério da Saúde estará coordenando um Centro Integrado de Operações de Controle em Saúde (CIOCS) especialmente para o evento.
As vacinas recomendadas são as para febre amarela e sarampo.
Segurança
O Brasil implementará uma operação de segurança integrada, contemplando sistemas aéreo, marítimo e cibernético, cuidadosamente elaborada para abranger não apenas a Zona Azul e a Zona Verde, mas também toda a Região Metropolitana de Belém, incluindo hotéis, condomínios residenciais e áreas turísticas.
Outra medida importante para garantir a fluidez e segurança nas operações aéreas será a adoção da chamada "estratégia de parking", que consiste no uso de 27 aeródromos da região como bases de apoio logístico
Vistos
Para além dos informes tradicionais, sobre o portal oficial que compila os detalhes para aplicação do visto, e das necessidades de apresentação de visto ou não a depender da nacionalidade, haverá a implementação do sistema de visto eletrônico, que estará disponível a partir do próximo mês.
Todos os participantes credenciados estarão isentos do pagamento de taxas de visto.
Voos
A ampliação da malha aérea em Belém está em andamento e já estão garantidos voos internacionais diretos desde Lisboa (PT), Fort Lauderdale (EUA), Miami (EUA), Caiena (GF) e Paramaribo (SR).
Mais informações serão divulgadas ao longo dos meses.
Seja como for, pelo simbolismo que representa a Amazônia, a COP 30 será em Belém, devendo se conformar à estrutura e logística especial que está sendo preparada na cidade, tudo dentro do cronograma para que os visitantes tenham a melhor experiência antes, durante e após o evento.
Para saber mais
carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião