Novo Parque da Cidade é o local da COP 30 em Belém do Pará

O projeto está com mais de 80% das obras concluídas para receber, em novembro de 2025, as reuniões da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em Belém. Conheça o maior projeto público de intervenção urbanística da cidade dos últimos 100 anos, promovida pelo Governo do Estado. As informações e imagens são da Agência Pará e da Seplad.pa.gov, continue lendo.

Carlos Siqueira

5/26/20253 min read

O projeto está sendo executado na área do antigo aeroporto para aviação geral e executiva de Belém, com mais de 560.000 metros quadrados ou 50 hectares, localizado na avenida de acesso ao aeroporto internacional da cidade. Com a definição deste local para a realização da COP 30, foi firmado um termo de cessão d a área do Governo Federal para o Governo do Estado do Pará da área do extinto Aeroporto Brigadeiro Protásio.

O parque já possui árvores e plantas ornamentais nativas da Amazônia com lagos e áreas de lazer e esporte, além de gramado, incorpora o uso de energia solar, e sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva, bem como o Pavilhão de Economia Criativa e o Centro Gastronômico que estão quase prontas.

Após a realização da COP 30, o local será de uso público para a população de Belém, que contará com um grande parque urbano que proporcionará um espaço voltado para o lazer e convivência, educação ambiental, esporte, cultura, arte, mais qualidade de vida e bem estar da população.

As imagens a seguir do projeto são de divulgação pública do Governo do Estado.

O local contará com um boulevard central com visão geral do parque, tendo como eixo central a pista do antigo aeroporto, com paisagismo, lagos e espelhos de água.

O parque terá uma área ecoturística

O equipamento cultural terá o Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico, além de cinema, estúdio de gravação musical, mercado de produtos regionais, biblioteca, fonoteca, praça de alimentação, a praça marajoara e um ateliê multiuso. Haverá ainda uma Torre de Contemplação, um templo ecumênico, o "Oratório da Água e da Luz", um Teatro Multiuso, palcos interno e externo e uma Praça de Exposição de Aeronaves, que manterá viva a memória do Aeroporto Brigadeiro Protásio e do Aeroclube de Belém, que funcionou no local.

Praças com quadras para a pratica de esportes em diferentes modalidades, jardins sensoriais, além de pistas para ciclismo e a caminhada, são destaques no parque.

Foto Cássio Matos/ Agência Pará, março de 2025