Novo Parque Linear Urbano de Belém
Vários parques estão em obras visando a COP 30, um deles é o parque linear da avenida Visconde de Souza Franco. Trata-se da requalificação urbana desta via com 1,2 quilômetro do seu canal, localizado na região centro sul da cidade, ao longo de 8 quadras, com serviços de drenagem e saneamento sustentáveis, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações, bem como a pavimentação de 2,4 quilômetros das pistas da avenida. Continue lendo.
Carlos Siqueira
5/20/20252 min read


Estão sendo construídos sistemas de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, bem como as novas comportas irão impedir os alagamentos que historicamente afligiam a região no momento da maré alta, para haver a mediação do fluxo de água, portanto, a água que estará no canal não será no mesmo nível da água dos rios. Uma nova rede de esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do canal, está sendo construída para coletar os efluentes de forma adequada para a Estação de Tratamento (ETE). Esta obra vai garantir a retirada do volume de esgoto que é lançado de maneira irregular no canal.
Nas obras do parque está sendo implantando novo paisagismo com 180 árvores que estão sendo plantadas ao longo das oito quadras do canal, Jardins Suspensos e “jardins filtrantes” com plantas para purificar a água do canal, integrados com equipamentos de lazer, esporte e de contemplação.
Assim, o parque terá estrutura de passarelas sobre as calçadas e as vias com mirante elevado dotado de arquibancada para contemplação, além de quiosques de alimentação, deck, parque infantil, ciclovia que conecta todo o parque linear, fontes com balé das águas, e academia ao ar livre.
A avenida Visconde de Souza Franco foi no passado um braço de rio navegável, com docas para aportar as embarcações que abasteciam as feiras e mercados da cidade. Com a construção do porto e as obras de urbanização e de saneamento ao longo do século 20, o rio virou um canal fechado que merecia estas intervenções como legado da COP 30.










carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião