O Histórico Bairro da Cidade Velha de Belém

O primeiro bairro da cidade decorreu da necessidade dos colonizadores e conquistadores de Portugal, de fundar o primeiro povoado nas terras ao norte do Brasil em 1616, durante o período colonial, para ocupar de defender militarmente as novas terras conquistadas. As ruas da Cidade Velha ainda guardam as características urbanas e arquitetônicas dos conquistadores portugueses, onde foi travada uma difícil convivência com a modernidade, pra manter preservado o acervo e legado do passado ao longo de 409 anos de existência de Belém, continue lendo.

Carlos Siqueira

6/15/20251 min read

O bairro da cidade velha quase não tem ruas com árvores para dar sombra e refrescar do calor. Isso decorre do fato histórico de que não há calçadas para o passeio dos pedestres, pois no passado usavam as ruas estreitíssimas de terra batida para caminhar, sendo que hoje se vê apenas um pequeno recuo em pedra entre o casario colonial e a rua.

A escassa arborização somente existe nas praças do bairro onde ficam as antigas igrejas e na maior delas, a praça Dom Pedro II, que decorre da falta de espaço nas ruas, bem como de uma orla ribeirinha, na verdade a Cidade Velha surgiu e cresceu de costas para o rio.

Durante o apogeu da riqueza com a borracha da Amazônia no século XIX, o bairro da Cidade Velha foi revitalizada com novos sobrados do ricos comerciantes, obras de drenagem e saneamento, pavimentação das ruas, reforma das praças e eletrificação com iluminação pública.

Os velhos sobrados, alguns bem preservados e outros não, contrastam com casas modernizadas. Estes imóveis caracterizam se por possuírem pé direito alto para abrigar grandes janelas, sacadas e portas, com fachadas azulejadas. para amenizar o grande calor típico do clima tropical. É bem difícil movimentar e estacionar veículos neste bairro.