O Jardim Botânico de Belém

Dentro do perímetro urbano da cidade, o visitante pode ter um contato sensorial com uma amostra dos recursos naturais encontrados na floresta tropical amazônica, e sentir o clima quente e úmido do maior bioma brasileiro, andando por alamedas com exemplares da flora e da fauna nativa. Continue lendo.

Carlos Siqueira

5/6/20252 min read

Este parque natural foi fundado em 25 de agosto de 1883, para funcionar como um horto do município, na Avenida Almirante Barroso. Com a riqueza da borracha, o então bosque foi reformado e ganhou elementos paisagísticos e arquitetônicos que embelezam o local. Um chalé de ferro foi construído, bem como coretos, viveiros para plantas ornamentais e replantio, pontes, passeios, lagos, córregos, falsas ruínas e grutas artificiais.

Com uma área total de 150 mil metros quadrados, é um pedaço da floresta amazônica literalmente ‘preservado’ no coração da cidade, destinado a educação, recuperação e preservação ambiental, recebe, em média, 20 mil visitantes por mês. A maioria, crianças e estudantes. No local há restaurante, lanchonete e lojas.

O Bosque Rodrigues Alves abriga mais de 80 mil espécies de flora e fauna, distribuídas na área de preservação ambiental. Dos 15 hectares, mais de 80% são compostos por áreas verdes, e apenas 20% em caminhos para circulação de visitantes. O espaço reserva também uma fauna livre, onde os visitantes podem apreciar de perto os animais.

https://meioambiente.belem.pa.gov.br/bosque/institucional/bosque-rodrigues-alves/