O Mercado Municipal de São Brás em Belém do Pará
Em contraponto aos mercados do Ver o Peso e Francisco Bolonha ao sul de Belém, no então distante norte da cidade foi construído e inaugurado em 1911 um outro e imponente mercado municipal, convenientemente localizado próximo da estação da ferrovia Belém-Bragança, com rico projeto arquitetônico proporcionado pelo apogeu da riqueza com o comercio da borracha. Continue Lendo.
Carlos Siqueira
5/10/20252 min read


Em contraponto aos mercados do Ver o Peso e Francisco Bolonha ao sul de Belém, no então distante norte da cidade foi construído e inaugurado em 1911 um outro e imponente mercado municipal, convenientemente localizado próximo da estação da ferrovia Belém-Bragança, com rico projeto arquitetônico proporcionado pelo apogeu da riqueza com o comercio da borracha.
O edifício é composto por três blocos de tamanhos variados, sendo o bloco central o maior, enquanto os laterais possuem dimensões idênticas. A decoração do prédio é inspirada nas ordens clássicas da arquitetura, com elementos como pilastras jônicas, um tímpano dórico e um arco romano na entrada principal. Cabeças de touros esculpidas também se destacam na ornamentação. A estrutura de cobertura inclui terraços e galerias protegidas por telhas de vidro, criando um efeito único de luz e sombra no espaço.
Conhecido como Mercado Municipal de São Brás, pela localização no bairro de mesmo nome, na Praça Floriano Peixoto, localizada na confluência das Avenidas José Bonifácio e Almirante Barroso, ali era comercializado os produtos trazidos da região nordeste do Estado do Pará pela ferrovia para abastecer Belém, assim como o pescado e marisco levado ao Ver o Peso pelas embarcações.
Hoje, a estrutura do mercado está restaurada e todo o espaço foi remodelado com mezaninos, terraço reaberto, escadas rolantes, galerias e amplo estacionamento subterrâneo, para a instalação de um sofisticado polo gastronômico e turístico, com restaurantes, bares, lojas e palcos para apresentações teatrais, culturais, artística e musical, sem esquecer as raízes do mercado. https://visit.belem.pa.gov.br/palacetes/mercado-de-sao-bras/






carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião