O Monumental Teatro da Paz de Belém do Pará

Durante o século 19, a sociedade de Belém enriqueceu e a cidade ganhou grandiosas, inovadoras e modernas obras e monumentos públicos, graças ao enormíssimo crescimento econômico, durante o período áureo da produção e exportação de Borracha da Amazônia. Um empreendimento luxuoso daquela época, foi a construção do Theatro da Paz, com projeto inspirado no Teatro Scalla de Milão da Itália. Continue lendo.

Carlos Siqueira

4/29/20252 min read

O majestoso Teatro da Paz está facilmente localizado no centro sul de Belém, bairro da Campina, na Praça da República. O frontão do teatro é todo em arquitetura neoclássica italiana. Assim, possui 6 colunas em pares e 7 entradas, decorada com medalhões de musas, que representam as artes cênicas: comédia, poesia, música e tragédia; as laterais a dança, no centro o Brasão do Estado do Pará. As luminárias da balaustrada uma representam o dia e a outra à noite.

Todas as peças decorativas do teatro foram comprados na Europa: lustres, ferros fundidos, mármores Carrara, as esculturas, pedras, tinturas, espelhos, tudo! Para o piso decorado, foi utilizando as madeiras regionais como o Acapú e Pau Amarelo. O teatro nesta data tem 147 anos, foi fundado em 15 de fevereiro de 1878, durante o período áureo do ciclo econômico da borracha da Amazônia.

A luxuosa sala de espetáculos comporta 900 lugares, com camarotes divididos em primeira, segunda e terceira classes, a fim de retratar a divisão hierárquica das classes sociais da época, sendo que os proscênios na primeira classe eram reservados as autoridades como: prefeito, chefe de polícia e diretores de escolas, enquanto que o Camarote Imperial está reservado ao governador; as cadeiras conservam o estilo da época em madeira e palhinha adequadas ao clima da região; os balaústres, ou pilares, são todos em ferro inglês folheado a ouro; a pintura em afresco do teto central apresenta elementos da mitologia greco-romana fazendo uma alusão ao deus Apolo conduzindo a deusa Afrodite e as musas das artes à Amazônia; no centro do teto foi adaptado o lustre em bronze americano; nas paredes, com motivos florais, as pinturas imitam o papel de parede; o pano de boca foi pintado na França, no ateliê de Carpezat intitulado “Alegoria à República”, foi colocado em 1890 em celebração a República Brasileira.

O teatro possui cafeteria, bilheteria, hall de entrada, mezanino, e um grande salão nobre, que era utilizado para festas, bailes e reuniões, tudo ricamente decorado com acervos originais preservados no mais bom gosto, e está aberto à visita pública.

Para saber mais

https://www.theatrodapaz.com.br/