O Novo Parque São Joaquim de Belém

O canal São Joaquim faz parte da bacia hidrográfica do Una, atravessa 5 bairros de norte a sul com 5 Km de extensão. O projeto busca a recuperação ambiental da margem do canal, com obras de requalificação urbana, drenagem, saneamento e paisagismo, voltados para o bem estar e qualidade de vida da população do entorno. As imagens e as informações são da Prefeitura de Belém, continue lendo.

Carlos Siqueira

5/31/20251 min read

A primeira etapa do projeto no canal consiste na conclusão das obras de um trecho com cerca de 700 metros em sua marginal, que deverá ficar pronta para a COP 30 em novembro de 2025. Estas obras estão localizadas no cruzamento deste igarapé com a avenida Júlio Cesar, a principal via que dá acesso ao aeroporto. As intervenções visam combater alagamentos e melhorar a infraestrutura local, destacando o compromisso de Belém com a sustentabilidade ambiental.

Assim, faz-se importante também por combinar, num só projeto, o bioma amazônico, as práticas agroflorestais e a memória da cultura ribeirinha, com obra de micro e macrodrenagem, a reurbanização de um corredor estratégico para a mobilidade nas vias da marginal do canal, transformando-a em um parque ambiental com esgotamento sanitário, drenagem pluvial e abastecimento de água.

Este novo parque é um extensão do Parque Ecológico do Município de Belém "Gunnar Vingren", que é atravessado pelo igarapé São Joaquim.