O Palácio Lauro Sodré de Belém do Pará

Belém tem algumas arquiteturas palacianas, uma delas foi construída no período do Brasil colonial para ser residência dos governadores e capitães da província, além de sede do governo. Continue lendo.

Carlos Siqueira

5/7/20252 min read

O Palácio Lauro Sodré foi originalmente construído entre 1676 e 1680, para abrigar os governadores da Capitania do Pará e Maranhão, era chamado de "casa de residência". Em 1759, durante o período pombalino, foi demolido e reconstruído com projeto do arquiteto italiano bolonhês Antônio José Landi, no estilo clássico italiano, para abrigar a sede do Estado do Grão-Pará e Maranhão, que havia se transferido de São Luís para Belém, naquele século XVIII.

Em 1768, com a aprovação da coroa portuguesa e a liberação dos recursos, a construção teve início, tendo as obras do palácio sido concluídas em 1771. Após a proclamação da república em 1888, os símbolos que marcavam a monarquia foram removidos, então o edifício foi redecorado à maneira republicana e recebeu o nome atual em homenagem ao governador Lauro Sodré, o primeiro após a proclamação.

No início do século XX, com o advento do Ciclo da Borracha, o palácio foi restaurado. A capela interna, projetada por Landi e localizada no térreo para aproveitar o vazio entre os dois pisos, apresenta retábulo barroco. Dessa capela, saiu a procissão da primeira Festa do Círio de Nazareth, em 08 de setembro de 1797.

Durante a revolução da Cabanagem, liderados por Antônio Vinagre, em 6 de janeiro de 1835, os rebeldes invadiram o palácio do governo em Belém, e instalaram um governo até 1837, quando foram expulsos e fugiram para o interior do Pará para continuar os combates contra a monarquia.

O palácio abrigou a sede do governo do Estado do Pará até 1994, quando foi transformado no Museu do Estado do Pará (MEP), abrigando diversas manifestações artísticas, desde exposições de artes visuais, peças do período colonial, até projeções de videomapping em sua fachada. É também chamado de Palácio do Rei, devido aos rumores de que foi construído para abrigar o rei D. José I e a família real.

Para saber mais em https://en.wikipedia.org/wiki/Lauro_Sodr%C3%A9_Palace