Parque Estadual do Utinga de Belém do Pará
Este parque é uma unidade de conservação da fauna e da flora típica do bioma Amazônico localizado na zona leste de Belém. O visitante tem acesso a uma paisagem natural exuberante com floresta, igarapés, nascentes com água potável, além dos lagos Bolonha e Água Preta, que abastassem a cidade de água a partir da estação de bombeamento e tratamento, estabelecida no local. Imagens acervo pessoal, continue lendo.
Carlos Siqueira
6/1/20251 min read


Na entrada do parque, o visitante é recebido pela majestosa Samaumeira, árvore símbolo da Amazônia, ameaçada de extinção e um dos poucos exemplares que ainda existem preservadas em Belém.


No parque, além da floresta urbana, o visitante encontra toda uma infraestrutura para proporcionar a melhor experiência no seu passeio para ter contato direto com este cenário natural representativo da Amazônia dentro do perímetro urbano.


O parque proporciona educação ambiental, passeios, lazer, apresentações culturais, exposição de artefatos indígenas, além de várias atrações programadas para aumentar o contato com a natureza com toda segurança por meio de empresas especializadas.


O parque está estruturado com lobby na entrada com cafeteria e lanchonete, lojas, sanitários, área de descanso e estacionamento com bicicletário. Quem não tem bicicleta pode alugar no local, que também dispõe de MTB, triciclos e quadriciclos. No interior do parque há pista de passeio e ciclovia com 4 Km de extensão até o final do segundo lago, o Água Preta.


As atrações do parque são a tirolesa, arvorismo, rapel, canoagem, boia cross, trilha guiada e ciclismo nas trilhas de mata. O visitante dispõe de postos de hidratação, de sanitários e lanchonetes até o fim da pista no último lago.














carloshenriquesilva@ultimosfatos.info
© 2025. All rights reserved.
Envie sua dúvida, sugestão, crítica ou opinião