Quais Serão os Legados da COP 30 para Belém do Pará?

A cidade sede não será mais a mesma depois da realização deste grande evento climático global, a primeira no Brasil. Assim, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será a grande oportunidade para destacar Belém e o Brasil, servirá como vitrine da Amazônia, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável com a bioeconomia. A escolha da cidade levou em consideração a sua localização na Hileia Amazônica com seus grandes problemas a vencer. Continue Lendo.

Carlos Siqueira

5/17/20251 min read

Mais de 30 obras estruturantes para preparar Belém para a COP 30. Os investimentos urbanísticos e de saneamento prometem deixar um legado com impactos positivos para a economia, o meio ambiente e a população da cidade, melhorando o bem estar e a qualidade de vida para quem mora na cidade e na região metropolitana, bem como de quem a visita.

As obras estão recuperando e modernizando as vias de circulação, inclusive com a construção de novas avenidas, pontes e viadutos para ordenar o trânsito de veículos, levar mais segurança para os usuários e diminuir os congestionamentos.

Um novo e único sistema de transporte público por ônibus, menos poluentes e com ar condicionado, está sendo implantado para interligar a região metropolitana com um só bilhete.

Belém está sendo saneada com a construção de 13 canais para drenagem, além de uma extensa rede de esgotamento sanitário, e pavimentação das ruas, especialmente nas bacias hidrográficas do Tucunduba na zona leste e da Estrada Nova na zonal sul, que historicamente eram desprovidas de saneamento e sujeitas e enchentes e alagamentos.

Uma das ações mais significativas na área do saneamento são as obras das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), que devolverão a água limpa para os rios. O descarte e coleta irregular do lixo, um dos maiores problemas ambientais da cidade, está sendo resolvido com a destinação ambientalmente adequada dos resíduos para tratamento dos rejeitos, recuperação e reciclagem, fomentando a economia circular.

Fonte: https://agenciapara.com.br/